Graduação

Breve histórico do Curso de Engenharia Acústica da UFSM

O curso de engenharia Acústica da UFSM, implantado a partir do 2° semestre de 2009, através do programa REUNI (Reestruturação e Expansão das Universidades Federais), é a primeira graduação específica nessa área criada no Brasil.

Características do curso

O curso confere, ao profissional egresso, um conhecimento multi-disciplinar, distribuído numa carga horária total de 3.720 horas, sendo recomendado para integralização em nove semestres mais um semestre de estágio. O curso é diurno e oferece atividades teóricas e práticas em laboratório. É desenvolvido a partir das disciplinas básicas dos cursos de Engenharia, centradas em Matemática e Física, com diferencial de se utilizar de conhecimentos provindos de outras áreas das engenharias, sobretudo das Engenharias Mecânica, Civil e Elétrica. Neste sentido, é fundamental que o Engenheiro Acústico possua uma formação sólida que contemple os fundamentos das ciências térmicas e dos fluidos, de resistência dos materiais, de eletrônica e processamento de sinais. As demais disciplinas específicas fornecidas pelo curso compreendem tópicos envolvendo controle de ruído e vibrações, acústica ambiental, psicoacústica, acústica subjetiva, eletroacústica, acústica de salas e de edificações, áudio profissional, simulação computacional em acústica e vibrações e engenharia de segurança. O profissional egresso, além das disciplinas básicas e especificas, poderá adquirir formação complementar em áreas relativas a: empreendedorismo, engenharia econômica, metodologia da pesquisa e línguas estrangeiras.

Áreas do Curso de Engenharia Acústica

O curso atende a três grandes áreas, sendo estas:

  • Acústica (ciência que compreende o estudo da geração, transmissão, recepção e percepção de som, seja este audível ou inaudível).
  • Vibrações (ciência que compreende o estudo da geração, transmissão, recepção e percepção de vibrações em estruturas e como essas estruturas irradiam ondas sonoras).
  • Eletroacústica e Áudio (ciência que compreende o estudo da conversão do som em eletricidade e vice versa, bem como o registro e tratamento de sinais sonoros).

Veja abaixo ás áreas que circundam a Engenharia Acústica

Adaptado de Robert Bruce Lindsay “Acoustical News: Report to the National Science Foundation on Conference on Education in Acoustics“, J. Acoust. Soc. Am. V. 36, p. 224-2243 (1964).

Engenheir@ Acústic@ com CREA sim senhor!

Eengenheiro(a) Acústico(a)

É profissão regulamentada com atribuições específicas.

  • Sessão Plenária Ordinária 1432 do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia de agosto de 2016.

Conteúdo

O curso confere, ao profissional egresso, um conhecimento multi-disciplinar, distribuído numa carga horária total de 3.720 horas, sendo recomendado para integralização em nove semestres mais um semestre de estágio. O curso é diurno e oferece atividades teóricas e práticas em laboratório. É desenvolvido a partir das disciplinas básicas dos cursos de Engenharia, centradas em Matemática e Física, com diferencial de incorporar conhecimentos de Música para Engenharia. As disciplinas específicas compreendem áreas das engenharias Civil, Elétrica e Mecânica, direcionadas para a Acústica, de forma a atender conteúdos como: construção civil, eletrônica, análise de sinais, circuitos elétricos, controle de ruído e vibrações, acústica ambiental, psicoacústica, acústica subjetiva, eletroacústica, acústica de salas e de edificações, áudio profissional, simulação computacional em acústica e vibrações e engenharia de segurança. O profissional egresso, além das disciplinas básicas e especificas, poderá adquirir formação complementar em áreas relativas a: empreendedorismo, engenharia econômica, metodologia da pesquisa e línguas estrangeiras.

O que podemos esperar do curso mais ou menos....?

Disciplinas EAC por semestre

Disciplinas

Clique aqui para ver todos os detalhes da relação de disciplinas de todos os semestres do curso de Engenharia Acústica.

Portal do aluno EAC

Clique aqui para entrar no portal do aluno