O curso de engenharia Acústica da UFSM, implantado a partir do 2° semestre de 2009, através do programa REUNI (Reestruturação e Expansão das Universidades Federais), é a primeira graduação específica nessa área criada no Brasil.
O curso confere, ao profissional egresso, um conhecimento multi-disciplinar, distribuído numa carga horária total de 3.720 horas, sendo recomendado para integralização em nove semestres mais um semestre de estágio. O curso é diurno e oferece atividades teóricas e práticas em laboratório. É desenvolvido a partir das disciplinas básicas dos cursos de Engenharia, centradas em Matemática e Física, com diferencial de se utilizar de conhecimentos provindos de outras áreas das engenharias, sobretudo das Engenharias Mecânica, Civil e Elétrica. Neste sentido, é fundamental que o Engenheiro Acústico possua uma formação sólida que contemple os fundamentos das ciências térmicas e dos fluidos, de resistência dos materiais, de eletrônica e processamento de sinais. As demais disciplinas específicas fornecidas pelo curso compreendem tópicos envolvendo controle de ruído e vibrações, acústica ambiental, psicoacústica, acústica subjetiva, eletroacústica, acústica de salas e de edificações, áudio profissional, simulação computacional em acústica e vibrações e engenharia de segurança. O profissional egresso, além das disciplinas básicas e especificas, poderá adquirir formação complementar em áreas relativas a: empreendedorismo, engenharia econômica, metodologia da pesquisa e línguas estrangeiras.
Áreas do Curso de Engenharia Acústica
O curso atende a três grandes áreas, sendo estas:
Acústica (ciência que compreende o estudo da geração, transmissão, recepção e percepção de som, seja este audível ou inaudível).
Vibrações (ciência que compreende o estudo da geração, transmissão, recepção e percepção de vibrações em estruturas e como essas estruturas irradiam ondas sonoras).
Eletroacústica e Áudio (ciência que compreende o estudo da conversão do som em eletricidade e vice versa, bem como o registro e tratamento de sinais sonoros).
Sessão Plenária Ordinária 1432 do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia de agosto de 2016.
O curso confere, ao profissional egresso, um conhecimento multi-disciplinar, distribuído numa carga horária total de 3.720 horas, sendo recomendado para integralização em nove semestres mais um semestre de estágio. O curso é diurno e oferece atividades teóricas e práticas em laboratório. É desenvolvido a partir das disciplinas básicas dos cursos de Engenharia, centradas em Matemática e Física, com diferencial de incorporar conhecimentos de Música para Engenharia. As disciplinas específicas compreendem áreas das engenharias Civil, Elétrica e Mecânica, direcionadas para a Acústica, de forma a atender conteúdos como: construção civil, eletrônica, análise de sinais, circuitos elétricos, controle de ruído e vibrações, acústica ambiental, psicoacústica, acústica subjetiva, eletroacústica, acústica de salas e de edificações, áudio profissional, simulação computacional em acústica e vibrações e engenharia de segurança. O profissional egresso, além das disciplinas básicas e especificas, poderá adquirir formação complementar em áreas relativas a: empreendedorismo, engenharia econômica, metodologia da pesquisa e línguas estrangeiras.
Clique aqui para ver todos os detalhes da relação de disciplinas de todos os semestres do curso de Engenharia Acústica.
Clique aqui para entrar no portal do aluno